sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A PERCEÇÃO: de que forma percebemos os outros e o mundo?

Sigam-nos: https://www.facebook.com/Nuforhpan-728995427279837/
 Pretendo iniciar, partindo desse texto, várias reflexões no que diz respeito ao estudo das percepções.
Refletir sobre a percepção é muito importante para entendermos, de certa forma, nossos comportamentos, pois a maioria dos nossos comportamentos são baseados nas interpretações que fazemos da realidade e não da realidade tal como ela é, ou seja, um fato ocorrido pode ter inúmeras interpretações das mais variadas pessoas, e às vezes essas interpretações são falsas. Por esse motivo, a percepção que temos do mundo varia de pessoa para pessoa, cada um percebe uma situação ou objeto de acordo com aquilo que lhe chamou mais atenção. Assim, podemos dizer que somos influenciados na interpretação, principalmente, pela situação emotiva que nos encontrarmos, pela pressão de determinado grupo, pelas diferenças culturais, etc., as percepções são normais se de fato corresponder àquilo que o observador vê, ouve e sente.
A percepção ocorre instantaneamente, ou seja, quando você entra em contato com determinada situação a percepção ocorre, por esse motivo devemos refletir quando elas acontecem para sabermos se realmente correspondem à realidade. Somos pessoas que vivem em sociedade; no convívio social uma percepção errônea dos fatos, da realidade pode nos levar a tomar uma decisão negativa na vida. Assim, devemos nos perguntar: como eu lido com a realidade? Porque muitas das vezes tenho distorções perceptivas? Uma pessoa que não sabe lidar com seus conflitos internos,a partir, das necessidades subconscientes irá se “proteger” de determinada situação. Não é que tal pessoa faça isso por que quer, às vezes ela não percebe que está distorcendo a realidade a seu favor. Por exemplo, se um individuo tiver um conflito com uma pessoa de autoridade, começará a ter uma visão distorcida de todas as pessoas que tem algum tipo de autoridade; de forma a achar tais pessoas perigosas, e conseqüentemente formará juízos (pensamentos) negativos acerca dessas pessoas; mesmo que tais pessoas se comportem corretamente.
As pessoas que têm percepções distorcidas não percebem que fazem isso, na verdade pra não dizer todos, a maioria de nós distorce a realidade sem saber. Por esse motivo nós devemos refletir cuidadosamente sobre as informações e sentimentos que chegam a nós, pois muitas das vezes nos orientamos por essas informações e sentimentos, embora nem sempre eles sejam verdadeiros.
Portanto, meus caros, convido-os a pensar sobre isso¸ pois devemos entrar em contato com tudo aquilo que não nos ajuda a crescer como pessoa. E quando refletimos de forma madura sobre as coisas que não gostamos em nós mesmo, o crescimento começa a acontecer. Mas muitas pessoas fogem de si, devido que não é fácil reconhecer nossa fragilidade, nossa infantilidade, nossos erros, etc., a pergunta é: porque fugimos e não aceitamos as coisas que são desagradáveis em nós? Por que tais coisas nos causam sofrimento quando entramos em contato com elas, contudo, devemos ter em mente que tanto as coisas desagradáveis como as coisas agradáveis estão em nosso caminho existencial. Além do mais, “sem sofrimento não há crescimento”. Ou seja, se é sofrido entrar em contato com as coisas que são desagradáveis em nós, esse sofrimento não será a toa, pois se refletirmos bem cresceremos muito como pessoa.
A respeito desse assunto vocês podem ler os trabalhos de Amedeo Cencini e Alessando Manenti que a meu ver são bons pesquisadores nessa área.
Meus caros leitores o próximo texto que eu vou escrever será sobre a percepção distorcida, apesar eu ter comentado sobre ela neste texto. Por fim gostaria de agradecer a todos por lerem nossos textos e gostaria de pedir que fiquem a vontade para fazerem críticas e sugestões para melhorarmos cada vez mais o blog. Obrigado! E boa leitura!                                                                         
                                                                                              Autor: Anderson Sales

Um comentário:

O VAZIO EXISTENCIAL E A BUSCA DE SENTIDO: Como evitar o primeiro e encontrar o segundo?

O cotidiano é o lugar onde a vida realmente acontece. Nele vivemos nosso dia-a-dia, nos relacionamos, realizamos nossas atividades e exi...