quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A partir de uma perspectiva "educacional": Por que as crianças mentem?

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Sabemos que dia 12 de outubro é dedicado as crianças. Nesse sentido, resolvi refletir sobre algum assunto que está presente no cotidiano não só das crianças como dos adultos. Antes de mais nada é importante dizer que não pretendo fazer um tratado sobre o assunto, ao contrário, pretendo fazer uma pequena reflexão para pensarmos.
Geralmente as crianças não têm vergonha de expressar o que sentem, nem se preocupam com suas ações, pois elas não têm completo acesso a sua capacidade racional. Mas se uma criança erra o que geralmente é feito? Lamentavelmente muito cedo, as crianças começam a ser castigadas por expressarem seus sentimentos. O castigo hora pode ser físico, hora pode ser por algum gesto de desaprovação.  As crianças percebem que fez algo de “errado”, quando são repreendidas, assim “entendem” que não devem fazer aquilo de novo, por exemplo, “responder” para uma pessoa adulta ou brincar na rua. Mas será que elas param de fazer? Algumas talvez sim, porém outras continuam fazendo, sem os pais saberem é claro. E quando os pais perguntam se fizeram tal coisa, elas negam com muita firmeza, pois sabem que seriam castigadas caso dissessem a verdade. Visto que aprenderam com a experiência do castigado que devem reprimir o que sentem, e com isso, as crianças se sentem rejeitadas, e também percebem que os adultos a sua volta não mostram o que sentem. Mas essa “rebeldia” das crianças de mentir para seus pais para continuar expressando o que sentem, aos poucos vai entrando em um outro estágio, pois sem um referencial de pessoa verdadeira as crianças vão contraindo-se pouco a pouco, abafando suas emoções. Mas reprimir as emoções não quer dizer que elas (as emoções) vão cessar de existir, pelo contrário, elas ficam abafadas na criança em algum lugar esperando o momento certo para serem “livres”. E essas emoções reprimidas não ficam sem “fazer nada” (inativas), ao contrário, elas pressionam a criança fazendo-a agir impulsivamente, em determinadas situações, causando-a sérios traumas, por exemplo, a criança vai se tornando “rebelde”, destrutiva, mentirosa, etc. Portanto, quando as crianças começam a reprimir suas emoções (vontade) em prol de uma “educação” imposta pelos pais para se adequarem aos padrões sociais, uma das alternativas que se apresenta a essas crianças é a mentira. Pense sobre isso.
                                                                                      Autor: Anderson Sales

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