domingo, 13 de novembro de 2011

Vida e Silêncio

Sigam-nos: https://www.facebook.com/Nuforhpan-728995427279837/
         Percebe-se hoje o quanto nosso mundo é barulhento. Atualmente temos poucas oportunidades de ter um momento de silêncio em nosso cotidiano, pois estamos cercados de zunzunzuns, ruídos e barulhos que nos impede de pensar e refletir. Eis um grande problema, as pessoas ultimamente, dificilmente param para pensar e refletir sobre suas vidas, seus relacionamentos, seu futuro, etc. Acho que se tirássemos uns quinze minutos do nosso dia, para refletimos sobre nossas vidas, nossos comportamentos, nossos relacionamentos, com certeza mudaríamos nosso modo de viver; relacionar-nos-íamos melhor com as pessoas, nosso comportamentos melhoraria e nosso modo de viver com certeza seria bem mais aprazível.
         Contudo, o problema em nossa sociedade não está apenas em saber silenciar, mas também em saber escutar o outro. Acredito que, enquanto não se aprende a escutar a si mesmo, dificilmente escutará, entenderá o que o outro fala. Assim acontece também, em nosso relacionamento com Deus. A pessoa só irá conhecer verdadeiramente a Deus se parar de falar, e escutá-lo. Søren Kierkegaard já dizia que “não se pode ouvir a palavra de Deus no mundo barulhento de hoje”.
         Creio que deveríamos seguir o exemplo dos monges que têm que aprender a conviver com o silêncio, “ouvir a voz do interior”. Essa é a dificuldade das pessoas hoje, ouvir a voz do interior. Acredito que com o silêncio cada pessoa pode conhecer o fundo oculto da realidade O problema está em entrar no mundo do silêncio, são poucas as que conseguem fazer uma viagem em seu interior. Com o silêncio aprende-se a reparar as coisas mais simples, valoriza-se o que é belo, ouvi-se o que faz algum sentido. Aprendam com o silêncio, pense sobre isso.

                                                     Autor: Francisco Uchôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VAZIO EXISTENCIAL E A BUSCA DE SENTIDO: Como evitar o primeiro e encontrar o segundo?

O cotidiano é o lugar onde a vida realmente acontece. Nele vivemos nosso dia-a-dia, nos relacionamos, realizamos nossas atividades e exi...