domingo, 2 de setembro de 2012

Porque custa “tanto” perder um ente querido?


Já faz um tempo que não escrevo para o blog, e esses dias pensando, resolvi escrever um texto refletindo acerca da família ou acerca daquelas pessoas que para nós são como se fosse da família, por exemplo, nossos amigos.
Antes de começar a destrinchar o seguinte texto, gostaria de dizer que estarei refletindo acerca daquelas pessoas que sabem valorizar seus entes queridos e não sobre aquelas que não sabem. Talvez em uma próxima oportunidade eu escreva um texto sobre essas pessoas, mas não será nessa reflexão. Muito bem, vamos lá.
Todos nós construímos laços ao longo de nossa história. Por exemplo, geralmente na infância sempre temos alguém da família que admiramos muito, e não só admiramos como também aprendemos valores; valores que regem nossa vida. E na medida que vamos saindo da infância, esse laço se torna mais forte e é esse sentimento que torna a família incorruptível. Contudo, as coisas parecem bem até perdermos um ente querido, que como disse pode ser alguém da família ou um amigo. O sentimento que surge com a perda é tão grande que parece ser insuperável, tudo parece perder o sentido, é constante as imagens que chegam na nossa mente desse ente querido.
A partir disso podemos nos perguntar: por que isso? Porque essa dor tão grande e que parece que não vai passar nunca? A questão é que quando criamos um laço com um ente querido, junto com esse laço criamos também a “ilusão” de que a existência de tal pessoa nunca irá desfalecer. O curioso é que sabemos que as pessoas morrem e que somente ficamos com as lembranças dessas pessoas, mas mesmo assim escolhemos acreditar que essas pessoas nunca morrerão. Assim a dor inefável invade nossa alma quando um ente querido morre, isso por que não aceitamos que tal ente morreu.
Contudo, devo dizer que isso é normal, agora não será normal se nossa vida não continuar quando perdemos um ente querido, ou seja, no momento da perda a nossa vida vai parecer perder o sentido, mas só parecer, pois na verdade algo importante foi tirado de nós, por isso o sentimento de perda de sentido; não podemos deixar a dor da perda tomar conta de todo nosso ser e lá permanecer. Devemos dá continuidade a nossa vida.


É interessante dizer que a cicatriz deixado pela perda de um ente querido nunca fica totalmente curada, pois afinal algo foi tirado de nós e não retornará, mas também é interessante dizer que as lembranças que temos desse ente querido nunca será tirado de nós; e são essas lembranças que nos darão forças para sorrir novamente e para sabermos que alguém muito importante para nós existiu. Pense sobre isso.


                                                                Autor: Anderson Sales
Sigam-nos: https://www.facebook.com/Nuforhpan-728995427279837/

O VAZIO EXISTENCIAL E A BUSCA DE SENTIDO: Como evitar o primeiro e encontrar o segundo?

O cotidiano é o lugar onde a vida realmente acontece. Nele vivemos nosso dia-a-dia, nos relacionamos, realizamos nossas atividades e exi...