domingo, 8 de janeiro de 2012

Somos emoção e razão: qual exerce mais influência em nossas decisões?


A todo momento temos que escolher, ou seja, decidir entre uma coisa e outra, seja decidir sobre grandes coisas ou pequenas coisas, mas sempre temos que escolher; até mesmo quando não escolhemos uma coisa ou outra estamos escolhendo, pois quando decidimos não escolher isso já é uma escolha. Diria o filósofo Sartre: “o homem está condenado a ser livre”.
Tenho reflexões suficientes para acreditar que a emoção exerce maior influência em nossas decisões. Segundo A. Cencini e A. Manenti quando nos deparamos com determinada situação nossa avaliação acerca dessa situação é fundamentada no “agrada-me” – “não me agrada”. Ou seja, se a situação é agradável, então, seguimos em direção a ela, mas se é julgada como indesejável, então, fugimos dela. Aqui está a grande questão, pois se em todas nossas decisões a emoção prevalecer, então, não alcançaremos um amadurecimento pessoal, devido que amadurecer é ter, muitas das vezes, que tomar decisões que nos causam muita dor. E isso não quer dizer que devemos buscar o sofrimento, mas sim que devemos reconhecer que em nossa vida nem sempre teremos momentos felizes, ou seja, alegria e sofrimento andam de mãos dadas. Podemos escolher continuar sendo infantis, buscando somente o que é agradável, ou podemos escolher dar um passo rumo a maturidade aceitando nossa condição existencial que não é feita somente de momentos alegres, mas também não é somente marcada por dor e sofrimento.
O perigo de vermos o mundo somente com os olhos da emoção, ou seja, não como ele realmente é; e sim de acordo com nossa memória afetiva está, no fato que podemos confundir nosso estado de espírito com o mundo ao nosso redor, por exemplo, se se está alegre a “realidade” acaba sendo percebida por nós como “alegre”. Os fanáticos acham que a forma que percebem o mundo é única, e que as demais pessoas devem se submeter a “verdade” que eles de certa forma tentam impor.
É interessante dizer que o processo de tomada de decisão sempre começa com o querer emocional, mas não devemos ficar somente nele. Ou seja, o primeiro impacto com a realidade é sempre emotiva. Entretanto, devemos dá um passo a mais até o querer racional que tomam suas decisões se baseando no “me é útil” – “não me é útil”. Trata-se de uma avaliação que ultrapassa o prazer e desprazer, por exemplo, estudar para fazer o vestibular pode ser desprazeroso, mas eu pergunto: não é importante? Podemos dizer basicamente que o querer racional está ligado àquilo que é importante e o que não é; devemos estar atentos, pois nem sempre o que é importante é prazeroso.
Nesse sentido, podemos dizer que há muitos conflitos entre a razão e a emoção no processo de decisão. Por isso antes de agirmos é preciso experimentar, avaliar e julgar para que nossa decisão seja consciente e madura, pois imaginem se não fizermos isso nas grandes decisões que precisamos tomar em nossa vida. Provavelmente nos frustraremos, por exemplo, um homem e uma mulher namorando decidem se casar se baseando somente na paixão que tem um pelo outro. Ou melhor, sem saberem se é amor ou não, pois o que vemos é que geralmente a paixão é confundida com amor. Assim, tal decisão foi tomada sem a participação do querer racional, ou seja, não foi avaliada e muito menos julgada pela razão. Pois, uma decisão avaliada conscientemente é duradoura no caso de uma decisão de se casar é extremamente importante esse critério, dado que tal decisão faz parte do grupo das grandes decisões. Até mesmo para ler esse texto foi escolha sua, lembre-se disso estamos escolhendo o tempo todo, e nisso pergunto: você sabe o que está escolhendo para construir sua existência? Pense sobre isso. Se tiverem interesse em ler mais sobre este assunto, sugiro que pesquisem sobre os trabalhos de Amedeo Cencini e Alessandro Manenti dois psicólogos italianos os quais leio bastante.
                                                                                   Autor: Anderson Sales

Sigam-nos: https://www.facebook.com/Nuforhpan-728995427279837/

3 comentários:

  1. Bom texto, Anderson... sugeriria a leitura de Kant sobre o assunto, o que achas? kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. boa sugestão Donizeti...eu quando pensei nesse texto nem lembrei de Kant..irei sim ler Kant acerca desse assunto!!

    ResponderExcluir
  3. Bom texto primo! Sugiro a leitura da "Trama da existencia humana" de Ivanildo Sales Chaves rsrsrs... um abracao!!!

    ResponderExcluir

O VAZIO EXISTENCIAL E A BUSCA DE SENTIDO: Como evitar o primeiro e encontrar o segundo?

O cotidiano é o lugar onde a vida realmente acontece. Nele vivemos nosso dia-a-dia, nos relacionamos, realizamos nossas atividades e exi...