domingo, 20 de novembro de 2011

As falsas ideias que criamos acerca de nós, das pessoas e do mundo.

Sigam-nos: https://www.facebook.com/Nuforhpan-728995427279837/
Escrevi um texto para este blog pouco tempo atrás acerca das distorções perceptivas e disse que escreveria um segundo texto sobre o mesmo assunto, pois as ideias falsas ou distorções perceptivas influenciam muito nosso modo de ser e agir.
As ideias falsas são ideias que criamos a partir da realidade, mas não correspondem a realidade e esse é o problema, pois agimos nos baseando, sem perceber, nessas ideias falsas gerando uma série de frustrações. Por exemplo, uma casal de namorados, que vivem se dizendo que amam um ao outro e é nisso que acreditam, mas as atitudes de um e de outro contraria o que dizem, contudo, se recusam a aceitar a realidade, negando-a; tipo como se a realidade não existisse. Um outro exemplo mais esclarecedor; alguém critica você impiedosamente, sem causas justas (esse seria o evento ativador). Quando essa pessoa critica você, suas crenças ou ideias falsas diz o seguinte a você mesmo sem perceber ou percebendo: necessito ser querido ou amado e aceito por todo mundo, se isso não acontecer minha vida não tem sentido. No momento que você formula essa ideia falsa ou distorção perceptiva surgem em você alguns sentimentos de tristeza, inferioridade, etc.
Para você eliminar essas ideias falsas precisa reativar sua racionalidade e contestar essas ideias falsas e irracionais. Quando a racionalidade começa a agir nas suas crenças, então, você percebe que não tem que agradar todo mundo, nem precisa ser aceito ou amado para ter valor. A partir disso você começa a sentir auto-confiança, e outros sentimentos chamados positivos.
Existem muitas outras ideias falsas que temos em nossas mentes e que influenciam nosso dia-a-dia, vou citar algumas: alguém dizendo a si mesmonão tenho direito de ser feliz; sou um erro da vida, pois nasci para perder; vou enterrar algumas de minhas lembranças, pois me fazem ficar triste; se deixo fluir meus sentimentos, perco o controle; fica calado para não atrair problemas; se soubesse o que penso e sinto ficaria em estado de choque; você não pode dizer o que sente e pensa; é melhor não confiar em ninguém; o amor tem vida curta; o amor é tudo de bom, pois quando o encontramos o sofrimento acaba; o amor é ingênuo e cego; eu poderia continuar colocando muitas outras ideias falsas que, de certa forma, têm muita influência em nossa vida.
Devemos estar muito atentos para que nossas ações não sejam influenciadas por essas ideias falsas, pois quando nos deixamos influenciar por tais ideias acabamos sendo injustos com a realidade, com nós mesmos e com os outros. Por isso precisamos está atentos aos fatos e não como gostaríamos que tudo acontecesse. É bem verdade, diria um conhecido meu, que a realidade é igual a “rapadura” é doce mais é dura, contudo, não podemos deixar de aceitar a realidade como ela se apresenta a nós. Quando digo aceitar, não estou dizendo que é para não fazer nada, ao contrário, como diria Nietzsche, devemos aceitar a realidade como ela é e tentar melhorá-la. Por isso para este filósofo precisamos viver o momento, por exemplo, se uma moça está triste por não está namorando mais, então, ela deve fugir dessa tristeza? Obviamente que não, o fato ocorreu e o sentimento de tristeza surgiu, não se pode negar isso, apenas aceitar e viver o momento buscando melhorá sua situação atual sem deixar de ser o que se é, ou seja, sem precisar ser uma pessoa falsa ou inautêntica. Agora devemos nos perguntar, minha vida está sendo influenciada por quais ideias falsas? O que rege minha vida? Pense sobre isso.

                                                                                     Autor: Anderson Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VAZIO EXISTENCIAL E A BUSCA DE SENTIDO: Como evitar o primeiro e encontrar o segundo?

O cotidiano é o lugar onde a vida realmente acontece. Nele vivemos nosso dia-a-dia, nos relacionamos, realizamos nossas atividades e exi...