quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A verdadeira Amizade!

Sigam-nos: https://www.facebook.com/Nuforhpan-728995427279837/
A amizade segundo Aristóteles é essencial à vida humana; ninguém escolhe viver sem amigos. Até aquelas pessoas que nada lhes faltam, não vivem sem amigos, pois a amizade é uma virtude indispensável à felicidade.
A verdadeira amizade exige convívio e mútua confiança e isso se constrói ao longo do tempo. A verdadeira amizade é aquela que existe entre os homens bons cujo alicerce é a virtude. A amizade existe entre os indivíduos semelhantes, por isso é raro uma amizade verdadeira, pois existem poucos homens assim. A amizade e a justiça possuem os mesmos fins, sendo que a primeira é superior.
Para alguns homens, diz Aristóteles, a amizade tem em vista o prazer ou o bem. O desejo de amizade nasce rápido, mas a amizade não, ela demora muito tempo para se concretizar, já que exige convivência. Aristóteles apresenta três tipos de amizades segundo a idade dos indivíduos.
A amizade assume funções diferentes. Para os jovens, ela ajuda a evitar o erro, já para os mais velhos ela serve de amparo para suas necessidades que aparecem com o passar do tempo, pois dois amigos agem e pensam melhor. A amizade baseada na utilidade é aquela que visa extrair proveito do outro, visa o interesse unilateral, ama o outro somente enquanto está sendo beneficiado. A amizade baseada no prazer é aquela que existe entre os amantes, mas essa também não é durável, pois assim que acaba o prazer tal amizade se desfaz também.
A amizade baseada no caráter, que no entender de Aristóteles é a verdadeira amizade. Nela o simples fato da presença do amigo é motivo de grande satisfação. Essa amizade só existe entre os homens bons, pois estes podem ser amigos por si mesmos, já que possuem as mesmas virtudes.
Quando a amizade visa apenas a utilidade ou o prazer qualquer um pode ser amigo, até o bom pode ser amigo do mau, sendo que o homem mau não se deleita com o convívio do outro, a menos que isso lhe proporcione alguma vantagem. Porém os homens bons são os verdadeiros amigos e os maus são por acidentes ou por alguma semelhança com os bons.
A amizade implica igualdade, ela é proporcional à justiça. Em toda amizade é a proporção que iguala as partes e preserva a amizade. Porém existe uma espécie de amizade que envolve desigualdade como é o caso do pai com o filho, do marido com a mulher e do jovem com o velho, tal amizade existe entre aqueles que mandam e os que obedecem. A amizade de pai e filho é mais útil do que a amizade entre estranhos, pois estes convivem mais entre si.
Existe ainda a amizade que nasce por meio da benevolência. A benevolência é uma relação amigável, mas não se identifica com a amizade verdadeira, pois a verdadeira amizade exige intimidade e na benevolência não encontramos necessariamente essa característica. Enquanto a amizade envolve a intimidade, a benevolência pode simplesmente ocorre, como acontece com os adversários em uma competição. Assim, a amizade que pode surgir por meio da benevolência é amizade verdadeira, visto que não está baseada na utilidade ou no prazer.
Conclui-se então, que a amizade é essencial na vida do homem e que existem diversos tipos de amizades. No entanto, cabe ao homem destinguir a amizade verdadeira da falsa. A amizade verdadeira acontece entre semelhantes, pois possuem as mesmas virtudes; assim a amizade dura enquanto são bons e a bondade é muito durável. Do contrário, a amizade é vista como uma condição para atingir interesses próprios e este tipo de amizade está fadada ao fracasso. Pense sobre isso.

                                                                                           Autor: Adenilton Cunha

2 comentários:

  1. Achei lindo o texto, pena q nem todo mundo tem essa mesma ideia de amizade!

    ResponderExcluir
  2. Amizade, sobretudo, é ser com o outro, respeitando sua individualidade, em toda e qualquer situação, em todo e qualquer tempo. Para a amizade não há distância que seja longa ou peso que nao seja leve.
    A filosofia ajuda-nos muito a compreender o sentido da amizade, mas é o amor verdadeiro que nos permite a experiência. De nada vale tão precioso conhecimento se dele não fizermos verdade em nossas relações.
    Tenhamos cuidado com as amizades que nos sugam até exaurir-nos, pois elas são maléficas.

    ResponderExcluir

O VAZIO EXISTENCIAL E A BUSCA DE SENTIDO: Como evitar o primeiro e encontrar o segundo?

O cotidiano é o lugar onde a vida realmente acontece. Nele vivemos nosso dia-a-dia, nos relacionamos, realizamos nossas atividades e exi...