sábado, 22 de outubro de 2011

Solidão: algo bom ou ruim?

Sigam-nos: https://www.facebook.com/Nuforhpan-728995427279837/
          Um aspecto que a maioria das pessoas sente receio de enfrentá-la, pois a solidão que é um “encontro consigo mesmo” segundo Ansel Grun (monge beneditino) deixam as pessoas perplexas diante desse estádio de silêncio de encontro com seu eu. Entrar em seu interior muitas das vezes torna-se desagradável para as pessoas, pois ela estará sujeita a descobrir determinados fatos, lembranças, medos, fraquezas, defeitos, questões essas que as pessoas sucumbem em recordá-las. E convenhamos, quem gosta de recordar maleficências. ren Kierkegaard enuncia que o indivíduo, na sua angústia de não ser culpado, mas de passar por sê-lo, torna-se culpado. O ser humano de hoje não quer mais arriscar viver essa experiência. Porém, a solidão deve ser tratada de forma positiva, pois ela é uma categoria integrante na existência do ser humano, não tem como escapar dela, uma hora ou outra teremos, assim como a morte, que enfrentá-la. Então se não aprendermos a lidar com a nossa solidão nossa existência será sofrida.
         Contudo, a solidão tem seu lado bom, principalmente para quem quer viver uma espiritualidade mais profunda como Kierkegaard falava, que a solidão é um meio para se aprofundar na fé. Ansel Grun nos fala que a solidão é tanto um encontrar-se consigo mesmo quanto um encontrar com Deus, porém a primazia é primeiramente encontrar-se consigo. No texto “o elogio da solidão” do autor Fábio Hernandes ele vem falar da solidão como um caminho para a sabedoria, e concordo com ele, pois a medida que nos isolamos nos estudos o aprendizado melhora, porque o silêncio é necessário na hora de estudar de fazer uma leitura e escrever algo. Dessa forma, o isolamento, em determinados momentos, traz muitos benefícios à pessoa que o busca.
         Portanto a solidão pode apresentar dois lados, mas isso vai depender de cada pessoa. Algumas entram no mundo do silêncio e conseguem permanecerem, outras experimentam, mas tem receio em retornar a ele. Mas e você como se “comporta com a sua solidão” você a despreza com medo ou abraça? Pense sobre isso.

                                                                 Autor: Francisco Uchoa

Um comentário:

  1. solidão é algo maravilhoso,o que é a ruim é a companhia de certas pessoas

    ResponderExcluir

O VAZIO EXISTENCIAL E A BUSCA DE SENTIDO: Como evitar o primeiro e encontrar o segundo?

O cotidiano é o lugar onde a vida realmente acontece. Nele vivemos nosso dia-a-dia, nos relacionamos, realizamos nossas atividades e exi...